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Pergunta 1 de 116
1. Pergunta
(CESPE – 2020 – MPE-CE – Promotor de Justiça) De acordo com o CDC, a publicidade enganosa caracteriza-se por
I induzir, potencialmente, a erro o consumidor.
II ferir valores sociais básicos.
III ser antiética e ferir a vulnerabilidade do consumidor.
Assinale a opção correta.Correto
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Pergunta 2 de 116
2. Pergunta
(CESPE – 2020 – MPE-CE – Promotor de Justiça) No âmbito do direito do consumidor, a igualdade de condições entre consumidores no momento da contratação, especificamente, é garantida pelo princípio da
Correto
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Incorreto
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Pergunta 3 de 116
3. Pergunta
(CESPE – 2020 – MPE-CE – Promotor de Justiça) A recusa à prestação de informações e o desrespeito às determinações e convocações do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) caracterizam crime de
Correto
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Pergunta 4 de 116
4. Pergunta
(FUNDEP – 2019 – MPE-MG – Promotor de Justiça) No julgamento do REsp 1.558.086/SP, o Ministro Humberto Martins emitiu o juízo seguinte: “É abusivo o marketing (publicidade ou promoção de venda) de alimentos dirigido, direta ou indiretamente, às crianças. A decisão de compra e consumo de gêneros alimentícios, sobretudo em época de crise de obesidade, deve residir com os pais. Daí a ilegalidade, por abusivas, de campanhas publicitárias de fundo comercial que utilizem ou manipulem o universo lúdico infantil.” No que diz respeito a esse juízo, integram o fundamento legal da decisão os dispositivos seguintes, exceto:
Correto
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Incorreto
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Pergunta 5 de 116
5. Pergunta
(FUNDEP – 2019 – MPE-MG – Promotor de Justiça) Assinale a alternativa incorreta:
Correto
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Pergunta 6 de 116
6. Pergunta
(FCC – 2019 – MPE-MT – Promotor de Justiça ) Não identificado o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador do bem,
Correto
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Incorreto
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Pergunta 7 de 116
7. Pergunta
(FCC – 2019 – MPE-MT – Promotor de Justiça ) Os instrumentos do contrato de adesão
Correto
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Pergunta 8 de 116
8. Pergunta
(FCC – 2019 – MPE-MT – Promotor de Justiça ) O dever de informação na oferta de produtos ou serviços
Correto
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Pergunta 9 de 116
9. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) São direitos básicos do consumidor a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 10 de 116
10. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) A Lei Federal n. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) prevê que a instauração de inquérito civil obsta a decadência do direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação, até seu encerramento.
Correto
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Pergunta 11 de 116
11. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) A torcida organizada só responde civilmente de forma subjetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer dos seus associados ou membros no local do evento esportivo, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta para o evento.
Correto
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Pergunta 12 de 116
12. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) De acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal, com fundamento no art. 127 da Constituição Federal, o Ministério Público está legitimado a promover a tutela coletiva de direitos individuais homogêneos, mesmo de natureza disponível, quando a lesão a tais direitos, visualizada em seu conjunto, em forma coletiva e impessoal, transcender a esfera de interesses puramente particulares, passando a comprometer relevantes interesses sociais.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 13 de 116
13. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) Não sendo o vício do produto de consumo sanado no prazo máximo de 30 (trinta) dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; o abatimento proporcional do preço.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 14 de 116
14. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 (sete) dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, em todas as hipóteses de contratação de fornecimento de produtos e serviços.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 15 de 116
15. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) A Lei Federal n. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) proíbe a publicidade enganosa, definida, exemplificativamente, como a publicidade que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 16 de 116
16. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) Compete à Justiça Federal julgar causas entre consumidor e concessionária de serviço público de telefonia, quando a ANATEL for litisconsorte passiva necessária, assistente, ou opoente.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 17 de 116
17. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 18 de 116
18. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços o exime de responsabilidade.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 19 de 116
19. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) Nas ações coletivas de defesa do consumidor, a sentença fará coisa julgada erga omnes, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficiência de provas, hipótese em que qualquer legitimado poderá intentar outra ação, com idêntico fundamento valendo-se de nova prova, na hipótese de tutela de direitos ou interesses difusos.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 20 de 116
20. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) Em caso de desistência infundada ou abandono da ação coletiva de defesa do consumidor por associação legitimada, somente o Ministério Público assumirá a titularidade ativa.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 21 de 116
21. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) O Código de Defesa do Consumidor estabelece a nulidade de pleno direito das cláusulas contratuais abusivas relativas ao fornecimento de produtos e serviços, que transfiram responsabilidades a terceiros e estabeleçam inversão do ônus da prova em prejuízo do consumidor, dentre outras.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 22 de 116
22. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) Segundo o Código de Defesa do Consumidor, no que respeita à responsabilidade por vício do Produto e do Serviço, são considerados impróprios ao uso e consumo, os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 23 de 116
23. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) As normas que regulamentam o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC por telefone, no âmbito dos fornecedores de serviços regulados pelo Poder Público federal, não admitem a transferência da ligação, nos casos de reclamação e cancelamento de serviço, devendo todos os atendentes possuir atribuições para executar essas funções.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 24 de 116
24. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) Nos contratos de compra e venda de móveis ou imóveis mediante pagamento em prestações, bem como nas alienações fiduciárias em garantia, consideram-se nulas de pleno direito as cláusulas que estabeleçam a perda parcial das prestações pagas em benefício do credor que, em razão do inadimplemento, pleitear a resolução do contrato e a retomada do produto alienado.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 25 de 116
25. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) É abusiva a cláusula contratual de plano de saúde que limita no tempo a internação hospitalar do segurado.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 26 de 116
26. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) Nas ações coletivas e individuais de defesa do consumidor, o Ministério Público, se não ajuizar a ação, atuará, obrigatoriamente, como fiscal da lei.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 27 de 116
27. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, a União, os Estados e o Distrito Federal, em caráter concorrente e nas suas respectivas áreas de atuação administrativa, baixarão normas relativas à produção, industrialização, distribuição e consumo de produtos e serviços.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 28 de 116
28. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) Segundo dispõe o Código de Defesa do Consumidor, o orçamento prévio entregue pelo fornecedor de serviço ao consumidor, terá validade pelo prazo de 10 (dez) dias, contado de seu recebimento pelo consumidor e, após aprovado por este último, gera obrigações apenas para o primeiro.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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-
Pergunta 29 de 116
29. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários veiculados na imprensa, rádio e televisão, às expensas do fornecedor do produto ou serviço.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 30 de 116
30. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) Na ação que tenha por objeto o cumprimento da obrigação de fazer ou não fazer, baseada na defesa do consumidor, a conversão da obrigação em perdas e danos somente será admissível se por elas optar o autor ou se impossível a tutela específica ou a obtenção do resultado prático correspondente.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 31 de 116
31. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, podendo conter quaisquer informações negativas que possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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-
Pergunta 32 de 116
32. Pergunta
(Instituto Consulplan – 2019 – MPE-SC – Promotor de Justiça – Vespertino) O Código de Defesa do Consumidor, com base nos princípios de acesso aos órgãos administrativos e da facilitação de defesa dos direitos do consumidor, admite a celebração de cláusula contratual que determine a utilização compulsória de arbitragem.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 33 de 116
33. Pergunta
(CESPE – 2019 – MPE-PI – Promotor de Justiça Substituto) Assinale a opção que apresenta relações jurídicas em que, de acordo com o entendimento do STJ, aplicam-se primordialmente as disposições do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 34 de 116
34. Pergunta
(CESPE – 2019 – MPE-PI – Promotor de Justiça Substituto) À luz do entendimento do STJ quanto a contratos bancários celebrados com instituições financeiras, julgue os seguintes itens.
I É abusiva cláusula que preveja a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II É abusiva cláusula que imponha o ressarcimento, pelo consumidor, da comissão do correspondente bancário nos contratos celebrados a partir de 25/2/2011, sendo válida a cláusula anterior a essa data, ressalvado o controle da onerosidade excessiva.
III É válida a cobrança de tarifa de avaliação de bem dado em garantia, bem como cláusula que preveja o ressarcimento de despesa com o registro do contrato, ressalvadas a abusividade da cobrança por serviço não efetivamente prestado e a possibilidade de controle da onerosidade excessiva.
Assinale a opção correta.Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 35 de 116
35. Pergunta
(CESPE – 2019 – MPE-PI – Promotor de Justiça Substituto) Considerando o disposto no CDC e o entendimento do STJ, julgue os seguintes itens, relativos à cobrança de dívidas, a bancos de dados e a cadastros de consumidores.
I As entidades mantenedoras de cadastros de crédito respondem subsidiariamente com a fonte e o consulente pela inexatidão das informações constantes em seus arquivos e pelos danos que causem aos consumidores.
II A manutenção de inscrição negativa nos cadastros de proteção ao crédito respeita a exigibilidade do débito inadimplido, podendo o limite máximo de cinco anos ser restringido caso seja menor o prazo prescricional para a cobrança do crédito.
III Em respeito à exigibilidade do crédito e ao princípio da veracidade da informação, o termo inicial do limite temporal de cinco anos para a inscrição da dívida no banco de dados de inadimplência conta-se a partir do primeiro dia seguinte à data de vencimento da dívida.
Assinale a opção correta.Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 36 de 116
36. Pergunta
(CESPE – 2019 – MPE-PI – Promotor de Justiça Substituto) No que se refere à defesa do consumidor em juízo e a assuntos relacionados a esse tema, assinale a opção correta, considerando as normas do CDC e o entendimento do STJ.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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-
Pergunta 37 de 116
37. Pergunta
(CESPE – 2019 – MPE-PI – Promotor de Justiça Substituto) Em relação ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e à convenção coletiva de consumo, julgue os itens a seguir.
I A convenção coletiva de consumo torna-se obrigatória a partir do registro desse instrumento no cartório de títulos e documentos e somente obrigará os filiados às entidades signatárias.
II Compete ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do SNDC, entre outras atribuições, requisitar à polícia judiciária a instauração de inquérito policial para a investigação de delito contra consumidores.
III O SNDC é integrado exclusivamente por órgãos públicos.
Assinale a opção correta.Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 38 de 116
38. Pergunta
(CESPE – 2019 – MPE-PI – Promotor de Justiça Substituto) A respeito das normas de direito penal e processo penal previstas no CDC, julgue os itens a seguir.
I Omitir sinais ostensivos sobre a nocividade de produtos em embalagens constitui conduta delitiva punida quando praticada com dolo ou culpa.
II O diretor de pessoa jurídica que promover o fornecimento de produtos em condições proibidas incide nas penas cominadas aos crimes previstos no CDC, na medida de sua culpabilidade.
III É circunstância agravante dos crimes tipificados no CDC o cometimento em detrimento de menor de dezoito anos de idade, de maior de sessenta anos de idade ou de pessoas com deficiência mental, interditadas ou não.
IV Além das penas privativas de liberdade e de multa, pode ser imposta, cumulativa ou alternativamente, a pena de liquidação compulsória da pessoa jurídica.
Estão certos apenas os itensCorreto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 39 de 116
39. Pergunta
(MPE-PR – 2019 – MPE-PR – Promotor Substituto) Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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-
Pergunta 40 de 116
40. Pergunta
(MPE-PR – 2019 – MPE-PR – Promotor Substituto) Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 41 de 116
41. Pergunta
(MPE-PR – 2019 – MPE-PR – Promotor Substituto) Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
Constituem infração a ordem econômica, conforme a Lei n. 12.529/11 (que estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência e dispõe sobre prevenção e repressão às infrações contra a ordem econômica), independentemente de culpa, os atos sob qualquer forma manifestados, que tenham por objeto ou possam produzir os seguintes efeitos, ainda que não sejam alcançados:
I – Limitar, falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrência ou a livre iniciativa.
II – Condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos.
III – Impedir o acesso de concorrente às fontes de insumo, matérias-primas, equipamentos ou tecnologia, bem como, aos canais de distribuição.
IV – Colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO).Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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-
Pergunta 42 de 116
42. Pergunta
(MPE-BA – 2018 – MPE-BA – Promotor de Justiça) Sobre as relações de consumo, é incorreto afirmar que
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 43 de 116
43. Pergunta
(MPE-BA – 2018 – MPE-BA – Promotor de Justiça) Levando-se em consideração a disciplina Direito do Consumidor, é incorreto afirmar que
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 44 de 116
44. Pergunta
(CESPE – 2017 – MPE-RR – Promotor de Justiça Substituto) Antônio adquiriu um televisor em um estabelecimento comercial e entrou em contato com a assistência técnica para instalação. Contudo, o técnico, ao concluir de modo correto o procedimento de instalação do aparelho, constatou que este não emitia som.
Nessa situação hipotética, a responsabilidade civil prevista no CDC está fundada noCorreto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 45 de 116
45. Pergunta
(CESPE – 2017 – MPE-RR – Promotor de Justiça Substituto) Pedro entregou seu veículo para ser lavado e polido em um estabelecimento especializado. Ao retornar, ele constatou riscos na pintura do veículo e reclamou formalmente ao fornecedor do serviço.
Essa situação hipotética mostra um caso deCorreto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 46 de 116
46. Pergunta
(CESPE – 2017 – MPE-RR – Promotor de Justiça Substituto) À luz da jurisprudência do STJ e do entendimento doutrinário a respeito do tema, assinale a opção correta acerca das práticas comerciais.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
-
Pergunta 47 de 116
47. Pergunta
(CESPE – 2017 – MPE-RR – Promotor de Justiça Substituto) Acerca dos bancos de dados e cadastros de consumidores, assinale a opção correta à luz do entendimento doutrinário a respeito do tema e da jurisprudência do STJ.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
-
Pergunta 48 de 116
48. Pergunta
(CESPE – 2017 – MPE-RR – Promotor de Justiça Substituto) O MP constatou a existência de publicidade enganosa na comercialização de produtos eletrônicos por determinado estabelecimento empresarial e, com base em periódicos que divulgaram a informação, pretende oferecer denúncia.
Nessa situação hipotética,Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 49 de 116
49. Pergunta
(MPE-PR – 2017 – MPE-PR – Promotor Substituto) Acerca de produto que pode acarretar risco à saúde ou segurança dos consumidores, é incorreto dizer:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 50 de 116
50. Pergunta
(MPE-PR – 2017 – MPE-PR – Promotor Substituto) Aponte qual dos enunciados abaixo não se refere a Súmula do Superior Tribunal de Justiça, a respeito de direito do consumidor:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 51 de 116
51. Pergunta
(MPE-PR – 2017 – MPE-PR – Promotor Substituto) Indique qual das alternativas abaixo não corresponde a cláusula contratual abusiva listada no Código de Defesa do Consumidor:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 52 de 116
52. Pergunta
(FUNDEP – 2017 – MPE-MG – Promotor de Justiça Substituto) Assinale a alternativa INCORRETA.
A Lei nº 8.078, de 1990, afetou os princípios da teoria geral dos contratos, afastando a relatividade das convenções nos seguintes casos:Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 53 de 116
53. Pergunta
(MPE-RS – 2017 – MPE-RS – Promotor de Justiça – Reaplicação) Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao Direito do Consumidor.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 54 de 116
54. Pergunta
(MPE-RS – 2016 – MPE-RS – Promotor de Justiça – Prova Anulada) Nas relações de consumo não se aplica a regra:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 55 de 116
55. Pergunta
(MPE-PR – 2016 – MPE-PR – Promotor Substituto) Analise as assertivas abaixo e responda:
I – Quanto à responsabilidade por vício do produto e do serviço, o prazo máximo de 30 dias para que o vício seja sanado é passível de redução ou ampliação, por convenção das partes.
II – Quanto à responsabilidade pelo fato do produto e do serviço, o comerciante é objetiva e solidariamente responsável, nos casos em que o fabricante esteja identificado.
III – No caso de fornecimento de produtos in natura, será responsável perante o consumidor o fornecedor imediato, exceto quando identificado claramente seu produtor.
IV – Em se tratando de vícios de qualidade que diminuam o valor do serviço, sua reexecução poderá ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor.Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 56 de 116
56. Pergunta
(MPE-PR – 2016 – MPE-PR – Promotor Substituto) Assinale a alternativa incorreta:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 57 de 116
57. Pergunta
(MPE-PR – 2016 – MPE-PR – Promotor Substituto) Assinale a alternativa incorreta:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 58 de 116
58. Pergunta
(MPE-GO – 2016 – MPE-GO – Promotor de Justiça Substituto) Considerando os princípios e direitos básicos que regem o Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 59 de 116
59. Pergunta
(MPE-GO – 2016 – MPE-GO – Promotor de Justiça Substituto) Em relação aos elementos caracterizadores da relação consumerista, é correto afirmar:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 60 de 116
60. Pergunta
(MP-SC – 2016 – MP-SC – Promotor de Justiça) O art. 22 da Lei n. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), ao impor aos órgãos públicos o fornecimento de serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos, determina a incidência dessa lei a todos os serviços públicos, sejam eles classificados como próprios ou impróprios.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 61 de 116
61. Pergunta
(MP-SC – 2016 – MP-SC – Promotor de Justiça) A informação adequada e clara, acessível à pessoa com deficiência, sobre os tributos incidentes sobre os diferentes produtos e serviços, bem como sobre os riscos que apresentem, configura direito básico do consumidor previsto na Lei n. 8.078/90.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 62 de 116
62. Pergunta
(MP-SC – 2016 – MP-SC – Promotor de Justiça) No regramento da Lei n. 8.078/90 acerca da responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço, conceitua-se como produto defeituoso aquele que não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, considerando-se as circunstâncias relevantes, dentre elas sua apresentação, o uso e riscos esperados e a época em que colocado em circulação.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 63 de 116
63. Pergunta
(MP-SC – 2016 – MP-SC – Promotor de Justiça) Em se tratando de responsabilidade embasada no Código de Defesa do Consumidor, em decorrência de fato ou de vício do produto/serviço, equiparam-se a consumidores todos as vítimas do evento.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 64 de 116
64. Pergunta
(MP-SC – 2016 – MP-SC – Promotor de Justiça) Prescreve em cinco anos, a partir do conhecimento do dano e de sua autoria, a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço segundo o normatizado no Código de Defesa do Consumidor.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 65 de 116
65. Pergunta
(MP-SC – 2016 – MP-SC – Promotor de Justiça) A falência, insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica decorrente de má administração, assim como a hipótese de a personalidade da pessoa jurídica constituir obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores poderão ensejar a desconsideração da personalidade jurídica da sociedade, conforme preceitua a Lei n. 8.078/90.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 66 de 116
66. Pergunta
(MP-SC – 2016 – MP-SC – Promotor de Justiça) Conforme o regramento do Código de Defesa do Consumidor, publicidade enganosa pode se dar na forma omissiva, quando não se informa sobre dado essencial do produto ou do serviço, cabendo o ônus da prova da correção da informação/comunicação publicitária a quem a patrocina.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 67 de 116
67. Pergunta
(MP-SC – 2016 – MP-SC – Promotor de Justiça) Nos termos da Lei n. 8.078/90, o envio ou entrega de qualquer produto, sem solicitação prévia do consumidor, independente da quantidade remetida ou entregue, é equiparado a amostra grátis, sem que haja obrigação de pagamento.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 68 de 116
68. Pergunta
(MP-SC – 2016 – MP-SC – Promotor de Justiça) Segundo a Lei n. 9.656/98 (Planos e Seguros Privados de Assistência à Saúde), admite-se a variação do valor das contraprestações pecuniárias fixadas nos contratos de planos privados de assistência à saúde conforme a idade, exceto em relação a consumidores a partir dos setenta anos de idade, os quais deverão comprovar, apenas, a idade para que se mantenha o valor da obrigação.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 69 de 116
69. Pergunta
(MP-SC – 2016 – MP-SC – Promotor de Justiça) Equiparam-se ao fornecedor, nos termos da Lei n. 8.078/90, a entidade desportiva detentora do mando de jogo e a entidade responsável pela organização da competição, incumbindo a esta última o dever de comunicar, previamente, à autoridade de saúde a realização do evento.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 70 de 116
70. Pergunta
(MP-SC – 2016 – MP-SC – Promotor de Justiça) A posse de ingresso válido e de documento de identificação civil, assim como o consentimento à revista pessoal de prevenção e segurança são condições de acesso e permanência do torcedor no recinto esportivo, conforme a Lei n. 10.671/03 (Estatuto do Torcedor).
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 71 de 116
71. Pergunta
(MP-SC – 2016 – MP-SC – Promotor de Justiça) Nos termos do Decreto n. 6.523/08, que fixa normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), ficam excluídos do âmbito de aplicação do aludido regramento a oferta e a contratação de produtos e de serviços realizadas por telefone.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 72 de 116
72. Pergunta
(MP-SC – 2016 – MP-SC – Promotor de Justiça) Conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça, em contratos submetidos ao Código de Defesa do Consumidor é abusiva a cláusula contratual que determina a restituição dos valores devidos somente ao término da obra ou de forma parcelada, na hipótese de resolução de contato de promessa de compra e venda de imóvel por culpa de qualquer dos contratantes.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 73 de 116
73. Pergunta
(MP-SC – 2016 – MP-SC – Promotor de Justiça) Cabe ao órgão mantenedor do Cadastro de Proteção ao Crédito notificar o devedor antes de proceder à inscrição, sendo indispensável o aviso de recebimento (AR) na carta de comunicação ao consumidor sobre a negativação de seu nome em bancos de dados e cadastros.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 74 de 116
74. Pergunta
(MP-SC – 2016 – MP-SC – Promotor de Justiça) Faculta-se ao consumidor, mesmo individualmente, requerer ao Ministério Público que ajuíze ação para obter nulidade de cláusula contratual por desatendimento ao disposto no Código de Defesa do Consumidor em face de violação ao justo equilíbrio entre os direitos e as obrigações das partes, nos termos da Lei n. 8.078/90.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 75 de 116
75. Pergunta
(MPE-SP – 2015 – MPE-SP – Promotor de Justiça) Verifique a exatidão dos seguintes conceitos à luz da lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor):
I- Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço para satisfazer suas necessidades.
II- Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
III- Produto é qualquer bem material, móvel ou imóvel.
IV- Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, inclusive as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
Pode-se afirmar que:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 76 de 116
76. Pergunta
(MPE-SP – 2015 – MPE-SP – Promotor de Justiça) À luz da lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), assinale a alternativa que contém afirmação incorreta:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 77 de 116
77. Pergunta
(MPE-BA – 2015 – MPE-BA – Promotor de Justiça Substituto) Acerca do Direito do Consumidor, previsto pela Lei nº 8.078/90 e demais conjuntos normativos específicos, julgue os seguintes itens:
I – As sanções administrativas sujeitam-se a posterior confirmação pelo órgão normativo ou regulador da atividade, nos limites de sua competência, conforme previsto pelo artigo 18, parágrafo 3o , do Decreto Federal n° 2.181, de 20 de março de 1997, exceto as penalidades administrativas de apreensão do produto, multa e contrapropaganda.
II – Sobre as penalidades administrativas que podem ser aplicadas ao fornecedor, considera-se reincidência a repetição de prática infrativa, de qualquer natureza, às normas de defesa do consumidor, punida por decisão administrativa irrecorrível, não prevalecendo a sanção anterior, se entre a data da decisão administrativa definitiva e aquela da prática posterior houver decorrido período de tempo superior a 5 (cinco) anos.
III – As penas de: revogação de concessão ou permissão de uso; cassação de alvará de licença; interdição; e suspensão temporária da atividade, bem como a intervenção administrativa, serão aplicadas mediante procedimento administrativo, assegurada ampla defesa, quando o fornecedor reincidir na prática das infrações de maior gravidade previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e na legislação de consumo.
IV – A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, em caráter concorrente e nas suas respectivas áreas de atuação administrativa, baixarão normas relativas à produção, industrialização, distribuição, publicidade e consumo de produtos e serviços, bem como fiscalizarão e controlarão tais atividades, no interesse da preservação da vida, da saúde, da segurança, da informação e do bem-estar do consumidor, baixando as normas que se fizerem necessárias.
V – O Departamento Nacional de Defesa do Consumidor, da Secretaria de Direito Econômico, ou outro órgão federal que venha a substituí-lo, é organismo de coordenação da política do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, cabendo-lhe, dentre outras atribuições, representar ao Ministério Público competente para fins de adoção de medidas processuais no âmbito de suas atribuições.
Estão CORRETAS as seguintes assertivas:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 78 de 116
78. Pergunta
(CESPE – 2014 – MPE-AC – Promotor de Justiça) Considere que a queda de um avião de empresa aérea nacional, em via pública, cause a morte de centenas de pessoas, entre passageiros da aeronave e moradores do local do acidente. Nessa situação hipotética, de acordo com as normas do CDC e o entendimento do STJ,
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
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Pergunta 79 de 116
79. Pergunta
(CESPE – 2014 – MPE-AC – Promotor de Justiça) A respeito da interpretação dada pelo STJ aos direitos básicos do consumidor, às práticas abusivas e à cobrança de dívidas, assinale a opção correta.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
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Pergunta 80 de 116
80. Pergunta
(CESPE – 2014 – MPE-AC – Promotor de Justiça) No que tange às normas de direito penal e de direito processual penal previstas no CDC, assinale a opção correta.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
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Pergunta 81 de 116
81. Pergunta
(CESPE – 2014 – MPE-AC – Promotor de Justiça) Assinale a opção correta acerca do CDC e do que dispõe a lei que trata da ACP e a Lei de Improbidade.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
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Pergunta 82 de 116
82. Pergunta
(CESPE – 2014 – MPE-AC – Promotor de Justiça) Considerando as disposições do CDC, assinale a opção correta.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
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Pergunta 83 de 116
83. Pergunta
(MPE-MA – 2014 – MPE-MA – Promotor de Justiça) Dentre as assertivas a seguir, assinale a que contém conceito incorreto:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
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Pergunta 84 de 116
84. Pergunta
(MPE-MA – 2014 – MPE-MA – Promotor de Justiça) Acerca da defesa do consumidor em Juízo, é incorreto afirmar que:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 85 de 116
85. Pergunta
(MPE-MA – 2014 – MPE-MA – Promotor de Justiça) A respeito dos contratos que regulam as relações de consumo, é incorreto afirmar que:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
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Pergunta 86 de 116
86. Pergunta
(MPE-MG – 2014 – MPE-MG – Promotor de Justiça) Antecipando-se ao novo Código Civil, que resgatou a importância do abuso de direito, qualificando-o como ilícito, o Código do Consumidor adotou a palavra “abuso” como um de seus conceitos-chave.
A propósito, é CORRETO afirmar que:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 87 de 116
87. Pergunta
(UFMT – 2014 – MPE-MT – Promotor de Justiça) À luz da matéria consumerista, assinale a afirmativa INCORRETA.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
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Pergunta 88 de 116
88. Pergunta
(UFMT – 2014 – MPE-MT – Promotor de Justiça) NÃO é considerada prática abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
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Pergunta 89 de 116
89. Pergunta
(FCC – 2014 – MPE-PA – Promotor de Justiça) Marina adquiriu no Supermercado Russo, para limpeza de sua residência, 1 litro da água sanitária “Quilimpo”, a qual foi utilizada por sua funcionária Juliana. A embalagem do produto identificava claramente a fabricante Quilimpo Ltda, empresa sólida financeiramente, e trazia a advertência: “diluir em água antes da utilização”. Embora tenha realizado a diluição, uma vez em contato com a urina de animais domésticos, a água sanitária liberou gases tóxicos, os quais provocaram queimaduras na pele de Juliana. Juliana poderá ajuizar, diretamente, ação de indenização contra a fabricante
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 90 de 116
90. Pergunta
(MPE-PR – 2014 – MPE-PR – Promotor de Justiça) Analise as assertivas abaixo e responda:
I. Não se considera impróprio ao consumo o produto, cujo prazo de validade estiver vencido, se não vier a acarretar danos à saúde do consumidor;
II. O fabricante, o produtor, o construtor, o profissional liberal e o importador respondem pessoal e independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projetos, serviços, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e risco;
III. A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços o exime de responsabilidade.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 91 de 116
91. Pergunta
(MPE-PR – 2014 – MPE-PR – Promotor de Justiça) Assinale a alternativa incorreta:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
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Pergunta 92 de 116
92. Pergunta
(MPE-PR – 2014 – MPE-PR – Promotor de Justiça) Sobre as ações coletivas para a defesa de interesses individuais homogêneos é correto afirmar:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
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Pergunta 93 de 116
93. Pergunta
(FCC – 2014 – MPE-PE – Promotor de Justiça) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade civil pelo fato do produto, em virtude de danos causados aos consumidores, é, como regra geral, do
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 94 de 116
94. Pergunta
(FCC – 2014 – MPE-PE – Promotor de Justiça) Quanto ao crime previsto no art. 64 do Código de Defesa do Consumidor: “Deixar de comunicar à autoridade competente e aos consumidores a nocividade ou periculosidade de produtos cujo conhecimento seja posterior à sua colocação no mercado: Pena – Detenção de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos e multa”, é correto afirmar que
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 95 de 116
95. Pergunta
(MPSP – 2014 – MPSP – Promotor de Justiça) Consoante ao Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.079/90):
I. O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social.
II. O juiz poderá desconsiderar a pessoa jurídica da sociedade quando a sua personalidade for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores.
III. O fato de a existência da sociedade representar obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos credores, sem que haja prática de ilicitudes por seus sócios, ou simples má administração, é insuficiente para motivar a desconsideração de sua responsabilidade jurídica, nas sociedades por cotas de responsabilidade limitada.
IV. Se em detrimento do consumidor, os casos de falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração, por si só, bastam para que o Juiz decrete a quebra da personalidade da sociedade.
V. O Juiz poderá desconsiderar a pessoa jurídica da sociedade quando a sua personalidade for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores, exceto na hipótese de sociedades por ações.
Estão CORRETAS apenas as afirmações contidas nos itens
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 96 de 116
96. Pergunta
(MPDFT – 2013 – MPDFT – Promotor de Justiça) A respeito do abuso de direito no direito civil e nas relações de consumo, assinale a opção INCORRETA.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 97 de 116
97. Pergunta
(MPE-MS – 2013 – MPE-MS – Promotor de Justiça) Considere as proposições abaixo:
I. Nos contratos de planos de saúde, é proibida a cláusula que estabelece o reajuste das prestações pecuniárias motivado pela faixa etária de pessoas muito idosas.
II. É considerada prática abusiva nas relações de consumo prevalecer-se da ignorância do consumidor idoso, tendo em vista sua condição social, para impingir-lhe uma operação de crédito consignado.
III. Na hipótese de práticas comerciais abusivas, é desnecessária comprovar a lesão a direito individual, sendo suficiente a demonstração a potencialidade ofensiva de tais práticas para que incidam no caso concreto as disposições do Código de Defesa do Consumidor.
IV. Desde que expressamente prevista no contrato, de modo claro, permitindo a fácil compreensão, não é considerada abusiva a cláusula contratual de plano de saúde que limite no tempo a internação hospitalar do segurado.
São corretas:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 98 de 116
98. Pergunta
(MPE-MS – 2013 – MPE-MS – Promotor de Justiça) Nas ações coletivas de que trata o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, é correto afirmar que:
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 99 de 116
99. Pergunta
(CESPE – 2013 – MPE-RO – Promotor de Justiça) A respeito dos direitos do consumidor, assinale a opção correta.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
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Pergunta 100 de 116
100. Pergunta
(VUNESP – 2013 – MPE-ES – Promotor de Justiça) Quanto à responsabilidade por vício do produto, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
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Pergunta 101 de 116
101. Pergunta
(MPE-GO – 2013 – MPE-GO – Promotor de Justiça) Sobre o Código de Defesa do Consumidor, analise as proposições abaixo:
I. o consumidor terá direito à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação concreta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.
II. é enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
III. é abusiva a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite a violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeite valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.
IV. o ônus da prova da veracidade e correção da informação ou comunicação publicitária cabe a quem a patrocina.
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Pergunta 102 de 116
102. Pergunta
(CESPE – 2012 – MPE-PI – Promotor de Justiça) Assinale a opção correta acerca dos direitos do consumidor.
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Pergunta 103 de 116
103. Pergunta
(CESPE – 2012 – MPE-PI – Promotor de Justiça) Conforme o CDC, é garantido ao consumidor o acesso às informações sobre ele existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados, bem como as referentes às suas respectivas fontes. Considerando essa informação, assinale a opção correta no que se refere aos bancos de dados e cadastros de consumidores.
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Pergunta 104 de 116
104. Pergunta
(CESPE – 2012 – MPE-PI – Promotor de Justiça) Com base no que dispõe o CDC, assinale a opção correta com relação à disciplina normativa das práticas comerciais.
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Pergunta 105 de 116
105. Pergunta
(CESPE – 2012 – MPE-PI – Promotor de Justiça) – No que concerne à defesa, em juízo, dos interesses do consumidor, assinale a opção correta.
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Pergunta 106 de 116
106. Pergunta
(CESPE – 2012 – MPE-PI – Promotor de Justiça) Com referência às convenções coletivas de consumo, assinale a opção correta.
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Pergunta 107 de 116
107. Pergunta
(CESPE – 2012 – MPE-RR – Promotor de Justiça) Considerando as características do CDC, os princípios aplicáveis ao direito do consumidor bem como os integrantes da relação de consumo, assinale a opção correta.
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Pergunta 108 de 116
108. Pergunta
(CESPE – 2012 – MPE-RR – Promotor de Justiça) De acordo com a jurisprudência do STJ, aplicam-se as regras do CDC a
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Pergunta 109 de 116
109. Pergunta
(CESPE – 2012 – MPE-RR – Promotor de Justiça) A respeito dos bancos de dados e cadastros de consumidores, assinale a opção correta com base no entendimento do STJ
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Pergunta 110 de 116
110. Pergunta
(CESPE – 2012 – MPE-RR – Promotor de Justiça) Assinale a opção correta a respeito das normas de direito penal e de processo penal previstas no CDC.
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Pergunta 111 de 116
111. Pergunta
(CESPE – 2012 – MPE-RR – Promotor de Justiça) Considerando as normas de defesa do consumidor em juízo e o entendimento do STJ a respeito do tema, assinale a opção correta.
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Pergunta 112 de 116
112. Pergunta
(CESPE – 2012 – MPE-RR – Promotor de Justiça) No que tange ao entendimento do STJ a respeito dos contratos bancários, assinale a opção correta.
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Pergunta 113 de 116
113. Pergunta
(CESPE – 2012 – MPE-TO – Promotor de Justiça) Assinale a opção correta a respeito das relações de consumo e dos integrantes dessas relações, da qualidade de produtos e serviços e da prevenção e reparação de danos deles advindos, bem como de aspectos diversos associados às práticas comerciais.
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Pergunta 114 de 116
114. Pergunta
(CESPE – 2012 – MPE-TO – Promotor de Justiça) A respeito da defesa do consumidor, da convenção coletiva de consumo e da responsabilidade pelo fato do produto, assinale a opção correta.
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Pergunta 115 de 116
115. Pergunta
(CESPE – 2012 – MPE-TO – Promotor de Justiça) Com referência às características e princípios do CDC, às relações de consumo, à defesa do consumidor em juízo e ao registro de informações em bancos e cadastros de consumidores, assinale a opção correta.
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Pergunta 116 de 116
116. Pergunta
(CESPE – 2012 – MPE-TO – Promotor de Justiça) Foro de eleição. Demanda com objetivo de revisão de contrato bancário proposta em juízo do principal estabelecimento do banco réu em São Paulo, capital. Relação de consumo caracterizada. Aplicação, no caso, do princípio da facilitação do consumidor. Desconsideração da cláusula de eleição de foro estabelecido em contrato de adesão padrão e impresso. Exceção de incompetência rejeitada. Recurso provido. 1.º TAC/SP, AI X.XXX.XX-Y-SP, Rel. Juiz V O, Dj. XY/Z/200X.
Considerando a ementa hipotética acima apresentada, assinale a opção correta acerca da pessoa no ordenamento jurídico nacional.
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