Sumário do Quiz
0 de 3 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
Information
• Para complementar seus estudos recomendo os livros da editora foco. Compre no site da editora com 30% de desconto utilizando minha SENHA DESCONTO (CUPOM DESCONTO): liciniarossi
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 3 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 3
1. Pergunta
(FUNDEP – 2019 – MPE-MG – Promotor de Justiça) Sob a ótica da lei dos registros públicos, considere as assertivas e marque a opção correta:
I. O registro de nascimento deverá ser efetivado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais no lugar em que tiver ocorrido o parto ou no lugar da residência dos pais, sendo obrigados a fazer a declaração de nascimento, dentre outros, o pai ou a mãe, isoladamente ou em conjunto.
II. O adolescente maior de dezesseis e menor de dezoito anos pode pessoalmente requerer o registro de seu nascimento.
III. Devem ser lavrados dois assentos diferentes, o de nascimento e o de óbito, no caso do nascimento de uma criança com um mínimo sinal de vida que venha a morrer logo após o parto, desde que o fato seja atestado por médico.
IV. Podem os pais dar nome ao natimorto, apesar de tal prerrogativa não estar prevista textualmente na Lei dos Registro Públicos.Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
-
Pergunta 2 de 3
2. Pergunta
(MPE-RS – 2017 – MPE-RS – Promotor de Justiça – Reaplicação) Considerando a Lei dos Registros Públicos, assinale com V (verdadeiro) e com F (falso) as seguintes afirmações.
( ) Mesmo em procedimento de jurisdição voluntária, é necessária a intervenção do Ministério Público, em especial nas ações que visem, respectivamente, a alteração do nome e a retificação de registro civil. Todavia, falta-lhe interesse recursal.
( ) O princípio da verdade real norteia o registro público e tem por finalidade a segurança jurídica. Assim, o registro civil necessita espelhar a verdade existente e atual, e não apenas aquela que passou. Portanto, é admissível a alteração no registro de nascimento do filho para a averbação do nome de sua mãe que, após a separação judicial, voltou a usar o nome de solteira.
( ) A retificação administrativa deve ser feita diretamente no cartório de registro de imóveis, quando buscar a alteração de denominação de logradouro público, bem como alteração ou inserção que resulte de mero cálculo matemático feito a partir das medidas perimetrais constantes do registro.
( ) Filhos de mãe paraguaia e pai brasileiro, registrados no Paraguai, não no consulado brasileiro, que retornarem ao Brasil podem ter suas certidões de nascimento registradas no livro E. Este registro é provisório e será cancelado se não optarem pela nacionalidade brasileira no prazo de três anos, após atingirem a maioridade.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, éCorreto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.
-
Pergunta 3 de 3
3. Pergunta
(MPE-RS – 2016 – MPE-RS – Promotor de Justiça – Prova Anulada) Considerando a Lei nº 6.015/73, assinale a alternativa INCORRETA.
Correto
Parabéns, você acertou!
Incorreto
Você errou a resposta, confira o gabarito em verde.